Páginas

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Internet poderá ser transmitida através da luz...

Vamos falar um pouco de tecnologia.
Você já imaginou a luz da sua casa substituindo o Wi-Fi? Se a sua resposta for ''não'', saiba que essa ideia está sendo analisada e vários pesquisadores estão apostando os seus esforços nela, empenho que pode trazer uma tecnologia revolucionária.
O professor Martin Dawson começou a propôr a existência de uma tecnologia, nomeada como Li-Fi, a primeira sílaba é proveniente da palavra “Light” que pode substituir o Wi-Fi em um futuro próximo.
A maior dificuldade até aqui é o fato que os dados são transmitidos através de “piscadas”, de modo que uma lâmpada acesa represente o padrão “1” e uma apagada o “0”. No entanto, a iluminação convencional de casas e escritórios é muito lenta para ser utilizada dessa maneira.
Por conta disso, os pesquisadores são obrigados a usar LEDs de um milímetro, que são muito caros e ocupam um espaço relativamente grande. Dessa maneira, a transmissão de dados por luz acaba sendo muito difícil de ser usada.
Mesmo com essa grande dificuldade, a equipe de estudiosos liderada pelo professor Martin Dawson demonstraram avanços muito significativos. Eles estão usando LEDs que são mil vezes menores do que os de um milímetro. Os pequenos LEDs são capazes de piscar e desligar 1.000 vezes mais rápido do que os LEDs maiores isto também significa que eles podem transmitir dados mais rapidamente. Então, só nos resta aguardar para sabermos quando essa novidade estará no mercado.

Nenhum comentário: