Páginas

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Nono digito entra em vigor no interior de SP

Agora, para fazer ligações para telefones celulares, insira um 9 antes do número.

 Desde domingo passado, dia 25/08 todas as linhas de telefones celulares do interior de São Paulo (DDDs 12,13,14,15,16,17,18 e 19) passaram a utilizar o nono dígito. Com a alteração, todos os números de telefonia móvel do Estado de São Paulo passarão a contar com o algarismo “9” antes dos outros números.

A região metropolitana cujo DDD é o 11 já tem o número 9 implantado desde o ano passado. Esta alteração serve para aumentar as possibilidades de combinações numéricas, que agora cada código de área passa a ter 90 milhões de possibilidades de números, ou seja, esta geração provavelmente não verá a inclusão de um novo digito no celular.

Conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), diferentemente da região metropolitana de São Paulo, as demais regiões do país não estão com a numeração saturada e não necessitam ainda da mudança. Porém, para padronizar a situação no Estado, o órgão decidiu implantar o nono dígito em todo o Estado de São Paulo. Até 2016, todo o Brasil deverá contar também com um número adicional.

Até o dia 9 de setembro, todas as chamadas realizadas sem o acréscimo do nono dígito serão completadas, mas depois deste prazo até o dia 2 de dezembro, o usuário que não utilizar o dígito, será notificado pelas operadoras. Outros estados também irão receber o nono dígito ainda neste ano, como é o caso do Rio de Janeiro.

O maior incovinente para o usuário, é a inclusão do número 9 em suas agendas digitais. Para quem tem smartphones, fica um pouco mais fácil, pois constantemente surges APPs para facilitar essa alteração e logo estarão pipocando por aí.

Nenhum comentário: