Páginas

terça-feira, 11 de março de 2014

9 dicas par baixar o colesterol


Meu médico me disse assim na ultima consulta que eu fui: "Vamos parar com o tratamento?"
Apesar das muitas orientações que ele me deu com relação a alimentação, atividade física e estilo de vida, eu insistia em comer carnes gordurosas, frituras, entre outros alimentos nada funcionais.
Academia? Nem pensar. Cada dia tinha um motivo diferente para não ir à academia.
Meu médico estava convencido de que ele não tinha mais o que fazer. Que dependia apenas de mim. E a frase que ele me disse acabou mexendo comigo.
A primeira coisa que fiz foi buscar informações sobre como reduzir o colesterol. Enquanto os genes determinam o quanto de colesterol seu corpo produz naturalmente, a dieta também desempenha um papel importante. Estas 9 dicas simples me ajudaram e irá ajudá-lo a diminuir o seu colesterol para uma melhor saúde do coração:

1. Baixo teor de gordura
Mesmo os alimentos com “baixo teor de gordura” podem contribuir significativamente para a ingestão de gordura, se você comer mais do que uma porção. A frase no rótulo “baixo teor de gordura” significa que o produto contém 3 gramas ou menos por porção. Agora não adianta nada você comer várias porções que irá consumir muita gordura do mesmo jeito.

2. Obter Mais fibras
Pesquisas sugerem que o aumento da ingestão de fibra solúvel por 5 a 10 gramas por dia, pode resultar em uma redução de 5% no colesterol LDL. Comece o dia com uma xícara de farinha de aveia, coloque uma ½ xícara de feijão em sua salada no almoço, coma brócolis no jantar e lanche uma laranja ou uma pêra e você vai facilmente obetre os nutrientes.

3. Coma ovos, com moderação.
Os ovos não estão mais na lista negra do colesterol. O limite de colesterol diária recomendada é de 300 miligramas de colesterol e um ovo contém cerca de 213. Então, se você vai comer um ovo na parte da manhã, simplesmente limitar a quantidade de colesterol que você começa nesse dia a partir de outras fontes. Substitua alguns legumes pela a carne no jantar. Não se esqueça que: vários pratos prontos podem conter ovos e consequentemente colesterol.

4. Comece bem o dia
Escolha cereais quentes ou frios, tais como aveia e farelo de aveia, que têm cerca de 2 gramas de fibra solúvel e 4 a 6 gramas de fibras totais por 1 xícara. Adicionar uma banana ou outra fruta para aumentar ainda mais a fibra. Isso ajudará a manter o colesterol LDL baixo.

5. Evite gordura saturada
O colesterol da dieta pode elevar os níveis de colesterol no sangue, mas a gordura saturada tem um efeito ainda pior. E os dois são frequentemente encontrados nos mesmos alimentos, incluindo carne, manteiga e leite integral. Assim, ao limitar a ingestão de alimentos ricos em gordura saturada, você também vai ajudar a reduzir a ingestão de colesterol.

6. Conheça as suas fontes de gordura trans
Desde 2006, é exigido aos fabricantes de alimentos para listar a quantias de gordura trans no rótulo de informações nutricionais. Os fabricantes de alimentos não tem que relatar o conteúdo de gordura trans se é inferior a 0,5 gramas por porção. Portanto, verifique a lista de ingredientes para hidrogenada ou óleos vegetais parcialmente hidrogenados, mesmo que o rótulo de fatos de nutrição relata 0 gramas de gordura trans.

7. Coma mais peixes
Duas vezes por semana, substitua um peixe gordo, como salmão ou atum no lugar da carne que tem alto teor de gordura. Estes peixes são ricos em ômega-3, um tipo de gordura poli-insaturada, que podem ajudar a diminuir o nível de colesterol no sangue quando substituído por gorduras saturadas e trans em sua dieta.

8. Encontre as gorduras boas
Para identificar alimentos pobres em colesterol e gorduras saturadas e trans, siga esta regra: escolher gorduras e óleos (óleos, por exemplo, canola e oliva) com 2 gramas ou menos de gordura saturada por colher de sopa.

9. Verificar a existência de óleos tropicais
Os produtos são agora “livres de gordura trans”, mas em alguns casos, estas gorduras estão sendo substituídas por gorduras saturadas, como óleos de palma e de coco. Você pode ter ouvido que os óleos de palma e de coco não afetam negativamente os níveis de colesterol, mas a pesquisa não é conclusiva e óleo de palmiste contém 80 por cento de gordura saturada. Em vez disso, procure por produtos que usam gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, que ajudam a reduzir o colesterol LDL.

Nenhum comentário: