Páginas

sábado, 19 de outubro de 2013

Horário de verão

Bom dia, hoje começa o horário de verão. Você gosta do horário de verão? Se sente bem com ele ou prefere o horário natural? Quais são os ganhos? Quem se beneficia com este horário? Vamos refletir um pouco.

O conceito do horário de verão existe em vários países do mundo e foi idealizado por Benjamim Franklin em 1784 numa época em que não existia energia elétrica, mas a ideia era para que as pessoas pudessem economizar velas que iluminavam suas casas. Passados 132 anos, em 1916 o horário foi adotado oficialmente pela primeira vez na Alemanha durante a 1ª Guerra Mundial com o objetivo de economizar carvão.

Com o adiantamento do relógio em 1 hora durante alguns meses do ano, é possível sim aproveitar melhor a luz natural do sol, no entanto nas regiões próximas a linha do equador isso não é possível, pois a duração do dia e da noite é praticamente a mesma durante todo o ano, daí se explica porque em alguns estados brasileiros o horário de verão não é implementado.

Atualmente o horário de verão no Brasil se inicia no 3º domingo de outubro e vai até o 3º domingo de fevereiro e o principal objetivo é diluir a demanda de consumo de energia utilizada na iluminação com o restante dos equipamentos de consumo elétrico. Com isso o sistema de geração de energia "trabalha mais aliviado" sem riscos de sobrecarga e também gerando economia na geração de energia.

Na minha opinião, o benefício maior que é o de economizar energia, não chega na conta de luz do consumidor. Normalmente a quantidade de horas de luzes acesas dentro de casa é a mesma, pois se você acender as luzes mais tarde, provavelmente ira acender a luz de manha também pois o sol irá nascer mais tarde, então para o consumidor final, para a população não traz uma economia perceptível.

Com certeza muitos ganham com o horário de verão, como por exemplo, o calor e a luz natural do sol são mais convidativas para um happy hour após o expediente, ou então praticar um esporte, ir para a academia e ainda sim voltar para casa antes do escurecer.

Mas também existem pessoas que sofrem com o horário de verão com as alterações que o relógio biológico também sofrem, principalmente as pessoas mais idosas, no entanto esses efeitos acabam passando em uma ou duas semanas. Outro ponto negativo fica por conta do estados que não entram no horário de verão e tem que se adaptar à programação dos horários das emissoras de TV e do sistema bancário.

E você como vê o horário de verão? É bom, é ruim? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário: