Páginas

terça-feira, 3 de setembro de 2013

7 de Setembro, Saudades do Passado

Sábado é 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil e consequentemente estamos vivendo a semana da Independência, você já parou para pensar sobre isso?


Me recordo que no passado, essa época era muito legal, uma semana muito gostosa. Na escola, tínhamos muitas atividades alusivas a esta data tão importante. Os motoristas colocavam fitas verde e amarela nas antenas dos carros, e cantávamos o hino nacional todos os dias da semana com hasteamento da bandeira e tudo mais. No dia 07 de Setembro íamos à Avenida Sampaio Vidal para prestigiarmos o famoso desfile cívico-militar e as pessoas sentiam um certo orgulho de ser brasileiro.

Nos últimos anos, cada vez menos eu percebo o patriotismo estampado no rosto das pessoas. Ninguém lembra que estamos na semana da Independência, ninguém lembra que 07 de Setembro é feriado, ainda mais este ano que o feriado não é feriado, pois cai num sábado.

Sinto saudades do passado, saudades da época em que cada época do ano tinha suas próprias características,  saudades dos momentos que os amigos se reuniam para conversar, jogar um futebol, sem se preocupar com o horário,  sem se preocupar com o celular, com o e-mail ou com o trabalho.

Temos muitas coisas boas hoje em dia, a tecnologia facilitou muito nosso dia a dia, encurtou as distâncias, acelerou a entrega da informação e mudou a maneira como vemos e interagimos com o mundo e com as pessoas, mas bem que poderíamos manter algumas tradições, alguns costumes que foram se perdendo com o passar do tempo.

Pra finalizar, a data comemorada oficialmente para a Independência do Brasil é 7 de setembro de 1822, dia em que, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, o Príncipe Regente D. Pedro, ao receber a correspondência da Corte, teria proclamado o chamado "grito da Independência", à frente da sua escolta: "Independência ou Morte!"

Nenhum comentário: