Páginas

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Molhou o celular? E agora? Veja o que fazer.

Já derrubou o celular na pia do banheiro? Lavou a calça com o celular no bolso? Caiu na piscina com roupa e tudo? O que fazer? Veja dicas para salvar seu aparelho:


Atualmente é comum ouvirmos histórias de acidentes com celular e água e sabemos muito bem que eletrônicos e água não combinam e se o seu celular ou qualquer outro aparelho eletrônico entrar em contato a água a possibilidade de estragar o equipamento é muito grande.

No entanto se você souber o que fazer e não perder tempo para tomar as providencias necessárias, você pode minimizar os danos ou até mesmo salvar completamente o aparelho e o conteúdo salvo no mesmo.

Primeiros socorros

O primordial quando o pior já aconteceu é ser rápido e preciso. Retire o aparelho imediatamente do contato com a água e remova  a bateria do mesmo. Essa simples ação, pode determinar o sucesso ou fracasso do processo de salvamento. Como sabemos, a água conduz eletricidade e, no caso do contato dela com os componentes internos de um equipamento eletrônico, a condução descontrolada da eletricidade faz com que circuitos e placas queimem. A rapidez em se tirar a bateria visa cortar a fonte de energia do sistema eletrônico.Com a bateria do aparelho removida o segundo passo é retirar o cartão SIM. O cartão é bastante resistente ao contato com a água, portanto basta secá-lo com um pano para evitar a oxidação e deixá-lo guardado. Após devidamente seco o cartão pode até mesmo ser usado em outros aparelhos.Com a bateria e o cartão SIM removidos deve-se secar externamente o aparelho com papel toalha ou pano. Deixe o aparelho na vertical para ajudar a água que penetrou no aparelho escorra. O essencial nesse momento é tentar tirar qualquer resquício de água que for encontrado.

O que fazer agora? Perdi o celular?

Depois de resgatar o aparelho e lhe aplicar os primeiros socorros descritos não há mágica a se fazer. O mais importante é NÃO ligar o aparelho para testá-lo. O fato de não observarmos água pelo exterior não significa que o equipamento esteja seco por dentro. Muitas vezes o aparelho queima justamente no momento de religá-lo na esperança de que não tenha queimado.Depois das ações imediatas o mais indicado é levar o aparelho para assistência técnica que possui aparelhos e conhecimento apropriados para agir nessas situações. No entanto algumas ações amadoras, podem ser realizadas para se acelerar o processo natural de secagem e fazer com que a água dentro do celular evapore mais rapidamente (no entanto estas ações são arriscadas).Todas as ações devem ser tomadas com o aparelho sem a bateria.

Secador de cabelo?

Posso usar o secador de cabelo para a secagem interna do celular? De fato essa é uma atitude que poderá ser benéfica, desde que sejam tomados alguns cuidados:
  • nunca deve ser utilizado o ar quente do secador visando acelerar o processo de evaporação da água no aparelho. A temperatura elevada do ar poderá vir a danificar outras peças. O secador tem a função, justamente, de assoprar a água interna para fora e não evaporá-la pelo calor do ar.
  • Em função das aberturas que dão acesso ao interior do aparelho geralmente serem estreitas pode ser necessário ficar assoprando o celular com o secador por um bom tempo para que a água saia. Ou seja, enquanto estiver saindo água do aparelho (mesmo que em gotículas) mantenha, ao perceber que parou de sair água, pare com o uso do secador.

Colocar o aparelho em exposição ao sol

Assim como no uso do secador com ar quente, ao expor o aparelho ao sol com o objetivo de acelerar o processo de evaporação da água, você também estará contribuindo para possiveis danos no aparelho e bateria devido ao excesso de temperatura, portanto coloca-lo ao sol, não é uma boa prática.

Posso abrir o aparelho para secar mais rápido?

Se você tem conhecimento suficiente para realizar tal procedimento, pode até ser uma boia idéia para acelerar a saida da água, porém, se você não tiver um conhecimento técnico para isso, poderá acabar danificando outras peças do celular, ou até mesmo queimando a placa principal do aparelho e inutilizando de vez o mesmo. Definitivamente, abrir o aparelho não é uma boa idéia.

Quando devo religar o celular?

Você deve deixar o aparelho desligado e sem a bateria é de pelo menos três dias. Vale lembrar que as ações citadas acima, são ações apropriadas mas que devem ser tomadas sabendo que não são cientificamente comprovadas, portanto, são por sua conta e risco. Após os dias de descanso caso não seja notado nenhum sinal de água ou umidade, como o embaçamento no interior da tela por exemplo, religue o celular para verificar se ele ainda funciona. Caso os circuitos não tenham queimado no contato imediato com a água e a secagem interna do aparelho tenha ocorrida com sucesso o aparelho voltará a funcionar, porém não é certo que isso ocorra. Mais dicas:
  • Quanto mais tempo o celular permanecer molhado, maior a chance de estrago. Para secá-lo mais rapidamente, coloque-o em um recipiente com arroz cru. O arroz vai absorver a umidade de dentro para fora, secando o celular mais rápido.
  • Se seu telefone tiver caído no oceano ou em água salgada, lave-o imediatamente com água fresca (ou melhor ainda, destilada), antes que os sais marinhos cristalizem dentro do telefone.
Agora o ideal, é tomar cuidado e evitar que seu celular caia na água.


Adaptado do site Oficina da Net.

Nenhum comentário: