Páginas

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Aprenda como gerar DARF para pagar suas parcelas do Imposto de Renda

A alguns meses atrás eu postei um tutorial para saber se sua declaração estava na malha fina do Leão. Agora vou ensinar como gerar as DARFs caso você tenha que pagar imposto para o governo.

Todos os anos, entre os meses de março e abril, milhões de brasileiros fazem suas declarações do imposto de renda. Dependendo dos seus ganhos e das suas despesas dedutíveis, você terá imposto a pagar ou restituir. A restituição se dá porque as empresas são obrigadas a recolher na fonte (ou seja, antes de te pagar) o valor devido ao imposto de renda.

Até alguns anos atrás, quem tinha que pagar mais imposto após a declaração, tinha a opção de parcelar em até 8 vezes desde que o valor da parcela não fosse inferior a R$ 50,00 e o proprio programa gerava o DARF das 8 parcelas para pagamento na rede bancária. Quando você opta pelo pagamento parcelado, o governo te cobra um juros de 1% ao mes e este calculo era feito pelo caixa do banco quando você ia pagar seu DARF do imposto de renda.

Atualmente muitas pessoas utilizam a internet para pagar contas e o que passou a acontecer: ao pagar através da internet, a maioria das pessoas não calculavam o 1% de juros e pagavam o valor do DARF. Pensando em resolver o problema, o sistema atual permite gerar apenas a primeira parcela do DARF e as demais devem ser geradas pelo site da Receita a cada mês. Com isso o sistema já calcula o juros e gera a DARF no valor correto.

Siga os passos abaixo e gere suas DARFs para pagamento do imposto de renda e fique em dia com o Leão:

1° Acesse o site da Receita Federal

2° Clique no botão "IRPF 2014" no canto superior direito:

3° Selecione a opção "Emissão de DARF"
4° Na próxima página, clique em "2) Programa para cálculo e emissão do DARF das cotas do IRPF"

5° Clique em Cálculo

6º Selecione seu Estado e clique em Continuar

7° Selecione seu Município e clique em Continuar

8° Preencha todos os campos, incluindo qual parcela você estará pagando e o valor da parcela que deve ser igual ao valor da primeira parcela gerada pelo programa do Imposto de Renda e clique em Continuar

9° Digite seu CPF e clique em Continuar

10° Confirme as informações e clique em continuar

Quando você clicar em Continuar, irá gerar um PDF na sua tela e ai é só clicar em imprimir e pagar o DARF no seu banco.

No mês seguinte é só repetir o procedimento.

Nenhum comentário: