Páginas

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Vai mudar seu estilo de vida? Veja isso.

Pretende mudar seu estilo de vida? Quer emagrecer, cuidar mais da saúde? O cardiologista Jairo Gomes Ribeiro Junior, do Hospital do Coração do Brasil, em Brasília, explica que uma vida saudável ajuda a prevenir doenças, especialmente, as ligadas ao coração.

“Boa parte dos problemas cardíacos tem como pano de fundo o estilo de vida do indivíduo. Fatores como sedentarismo, sobrepeso, obesidade, tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas são as principais causas externas para doenças cardiológicas”, alerta o especialista.

Para melhorar a qualidade de vida, as pessoas, normalmente, mudam os hábitos alimentares, iniciam atividades físicas, param de fumar e ou beber, consultam médicos e fazem exames. “Antes qualquer mudança de rotina, é fundamental fazer um check-up cardíaco, para entender como está a saúde do coração e não comprometer o corpo”, reforça Dr. Jairo.

O médico acrescenta que os atletas, as pessoas que realizam esforço físico excessivo ou que tenham familiares de primeiro grau com problemas cardíacos, devem fazer consultas com o especialista anualmente, independente da idade. “Antes da prática de qualquer exercício, a pessoa deve procurar um cardiologista para ele avaliar as condições cardiológicas. Atividades que demandam grande esforço ao corpo podem ser prejudiciais aos cardiopatas, podendo levar a morte súbita por arritmia cardíaca”.

Principais exames
Dr. Jairo Gomes Ribeiro Junior, cardiologista do Hospital do Coração do Brasil, esclarece que não existe idade certa para realizar a bateria de exames. “A prescrição dos exames é feita de acordo com as condições de cada paciente. Aqueles que não têm histórico familiar e são assintomáticos e que não vão alterar os hábitos podem fazer o check-up a partir dos 35 anos”.
O médico enumera os exames mais prescritos numa avaliação cardiológica. “Os exames mais corriqueiros num check-up cardíaco são o eletrocardiograma de repouso, o ecocardiograma, o teste ergométrico, além de exames laboratoriais”.
Esses exames avaliam a anatomia do coração, o comportamento do órgão quando é submetido a esforço físico, alteração de pressão arterial, arritmia e os níveis de substâncias no sangue. “A partir dos resultados e da avaliação clínica do paciente o médico pode pedir outros exames complementares, como a cintilografia, a ressonância magnética, a tomografia, o cateterismo, entre outros” finaliza Dr. Jairo.

É bom se cuidar, afinal de contas, vale mais a pena cuidar do nosso corpo, da nossa vida do que cuidar da vida dos outros não é mesmo?


Nenhum comentário: