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segunda-feira, 21 de março de 2011

Resenha do livro Como abrir uma LOJA VIRTUAL de sucesso

O livro escrito por Mauricio Salvador traz ao leitor uma forma de abordagem clara para quem está iniciando na área de comércio eletrônico. Dicas em todos os capítulos foi o que mais me atraiu, coisas que as vezes passam despercebidas, no livro são apresentadas dicas para que você tenha consciência que por mais meras que sejam podem ser cruciais para a qualidade da sua loja, ou até mesmo para que você tenha uma boa conversão de visitas em compras.


Segundo pesquisa feita pela e-bit, empresa de informações de e-commerce, entre 2007 e 2008 a participação das pequenas e médias empresas no comércio eletrônico brasileiro aumentou 6%, enquanto a dos grandes caiu 3,3%. A barreira de entrada dessas pequenas e médias empresas no varejo eletrônico é pequena. No entanto, são poucas que conseguem sobreviver ao primeiro ano de vida, devido, principalmente, à falta de planejamento e conhecimento do mercado.

Atento a essa demanda por conhecimento do setor, Mauricio Salvador lançará, pela Editora Gramma, o livro "Como Abrir uma Loja Virtual de Sucesso", baseado em experiência adquirida ao auxiliar mais de 500 pequenas e médias empresas a venderem seus produtos pela internet. Na obra, o autor traz informações valiosas sobre o que empresários, profissionais liberais e empreendedores devem fazer para começar a vender pela web.

O livro mostra as principais ferramentas para criação de uma loja virtual, dicas de plataformas de e-commerce, como tirar boas fotos de produtos, redação de textos, como obter comentários dos compradores, ferramentas de marketing, redes sociais, análise de métricas, gestão de logística, controle de estoques e atendimento aos clientes.

domingo, 26 de setembro de 2010

60 Anos de TV

Da improvisação ao vivo à era digital

José Renato Salatiel*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
No cotidiano dos brasileiros, nenhum outro meio de comunicação foi mais presente ou influente do que a TV. Mesmo famílias que vivem em moradias simples, sem acesso à infraestrutura básica, como água encanada e esgoto, possuem um aparelho de TV no qual assistem a telejornais, novelas e jogos de futebol.

Direto ao ponto: Ficha-resumo

Aos 60 anos, a TV brasileira acumula elogios como uma das melhores do mundo. Ao mesmo tempo, a regulamentação do setor é uma das mais defasadas e propícias à manutenção de oligopólios de mídia. O fato, entretanto, é que a TV continua soberana em 95% dos lares brasileiros em plena era da internet.

A primeira emissora de televisão no Brasil, a TV Tupi, foi inaugurada há 60 anos, em 18 de setembro de 1950. No começo, os programas eram ao vivo e caracterizados pela improvisação, experimentação em linguagem (adaptada do rádio e do teatro) e falta de aparelhos receptores, devido ao alto custo. Nessa época, o rádio era o principal meio eletrônico de informação e entretenimento dos brasileiros.

O idealizador da TV brasileira foi Assis Chateaubriand (1892-1968), dono dos Diários Associados, um império de comunicação que incluía dezenas de jornais, revistas e rádios. Ele importou equipamentos e técnicos dos Estados Unidos e instalou duas antenas em São Paulo, uma no prédio do Banespa e outra na sede da empresa, no bairro Sumaré.

Como não havia televisores no país, o empresário contrabandeou 200 aparelhos, que foram dados de presentes a amigos e financiadores. Outros 22 receptores foram colocados em vitrines de 17 lojas do centro de São Paulo, para que as pessoas pudessem assistir da rua.

Na noite de estreia, o programa seria ao vivo - como era toda programação até os anos 1960. Para isso, foram feitos ensaios com semanas de antecedência. A inauguração teve direito a discurso presidencial e bispo benzendo as máquinas. Contudo, pouco antes do programa inaugural ir ao ar, uma das três câmeras pifou, atrasando o evento em mais de uma hora.

Pouquíssimas pessoas puderam ver as imagens onduladas, pouco nítidas e em close de rostos desconhecidos à época, como Hebe Camargo e Lima Duarte. Além da falta de aparelhos receptores, a transmissão tinha um alcance de apenas cem quilômetros.

Improviso

Nos dias seguintes, foi montada às pressas uma programação, que incluía programas de variedades, teleteatros e um noticiário, o "Imagens do Dia". A grade de programação tinha apenas cinco horas, das 17h às 22h. E, como tudo era encenado ao vivo, havia grandes intervalos entre os programas para permitir a troca de cenário e aparelhagem.

Programas como "O Céu é o Limite", de perguntas e respostas, repetiam o sucesso no rádio ou copiavam shows apresentados na TV americana.

Em 1951 começam a ser produzidos no país receptores da marca Invictus. Assis Chateaubriand lançou uma campanha publicitária para estimular a compra, mas o preço era muito alto para a classe média: uma televisão custava até três vezes mais que uma vitrola (toca-discos). Ao final deste ano, havia 7 mil televisores em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde foi inaugurada a Tupi Rio.

Até os anos 1960, novas emissoras foram inauguradas, como a TV Excelsior, a Globo, a Bandeirantes e a Rede Record. Nesse período, a TV Tupi entrou em decadência por motivos financeiros. A emissora teve a concessão cassada em 1980, pois a renovação exigia que tivesse os impostos pagos e ausência de processos judiciais e trabalhistas.

A partir dos anos 1970, a TV brasileira adquiriu um perfil mais empresarial . A Globo foi o primeiro canal de televisão a operar em rede. A emissora se tornou, ainda, especialista em telenovelas, o principal produto televisivo de exportação do país. A Copa de 70 também impulsionou a venda de aparelhos (a TV em cores surgiu em 1972).

Atualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 95% dos domicílios no país possuem aparelho de TV, porcentagem maior que a de geladeiras (92%) ou mesmo de casas atendidas com abastecimento de água (83,9%) e rede coletora de esgoto (52,5%). Os dados são referentes ao ano de 2008.

Poder

As primeiras transmissões de TV foram feitas na Alemanha, em 1935. No ano seguinte, foram criadas emissoras no Reino Unido e nos Estados Unidos. O Brasil, primeiro país da América do Sul a ter transmissão televisiva, adotou um modelo americano de TV comercial. Na Europa, ao contrário, o veículo surgiu com um perfil público e educativo.

O modelo comercial, que tem influência sobre o conteúdo da programação, foi alvo por muitos anos da crítica de teóricos da comunicação. Para eles, a TV era um mero instrumento de controle social e político.

Durante o regime militar (1964-1986), a TV teve um papel importante na integração do Brasil. Por isso, o governo favoreceu a concentração dos veículos de comunicação nas mãos de poucos grupos empresariais. Esse quadro predomina até os dias atuais.

De acordo com o Projeto Donos da Mídia, os conglomerados que operam as cinco maiores redes privadas - Globo, Band, SBT, Record e Rede TV! - também controlam, direta ou indiretamente, alguns dos mais importantes meios de comunicação do país. O serviço de radiodifusão brasileiro é regulamentado mediante um sistema de outorgas. As outorgas são concedidas por meio de licitações apreciadas pelo Congresso e sancionadas pelo presidente da República.

O problema é que, na maior parte das vezes, são os próprios senadores e deputados ligados a empresas de comunicação que concedem ou renovam as concessões. Além disso, muitos políticos são donos de rádios e TVs, mas usam o nome de "laranjas" para burlar o artigo nº 54 da Constituição Federal, que proíbe a prática .

Com esse histórico, a TV brasileira entrou no século 21 com importantes desafios tecnológicos pela frente. Hoje ela possui dezenas de canais por assinatura, sinal digital (cuja transmissão foi iniciada em 2 de dezembro de 2007) e a possibilidade de convergência com outras mídias, como celulares e computadores. Isso irá permitir uma maior interação com o público e, aos poucos, mudar a maneira como assistimos à TV. 

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Mega Sena da virada

Os dois apostadores que acertaram as seis dezenas da Mega-Sena da Virada e vão dividir o prêmio de R$ 144,9 milhões, o maior de loteria já pago na América Latina, compareceram nesta tarde à Caixa Econômica Federal para receber o montante.
O primeiro ganhador a receber o prêmio de R$ 72,45 milhões foi o do Distrito Federal, que buscou a quantia na agência Lúcio Costa, no Lago Sul. O apostador é do sexo masculino e, apesar de nunca ter ganhado nada em sorteios, contou que sempre jogava na Mega-Sena. O novo milionário disse que ainda não sabe o que vai fazer com a fortuna.
O ganhador da cidade de Santa Rita do Passa Quatro (SP) compareceu a uma agência da Caixa na região de Ribeirão Preto, também no interior paulista, mas solicitou que não fosse divulgada nenhuma informação sobre a sua identidade.
A Mega-Sena da Virada foi sorteada na última quinta-feira (31), em São Paulo, oferecendo um prêmio 70,5% maior do que a previsão inicial (R$ 85 milhões). Mais de 200 milhões de apostas foram registradas entre 30 de novembro e as 14h do dia 31 de dezembro de 2009, de acordo com a Caixa Econômica Federal. - Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u674462.shtml

Paira uma dúvida na minha cabeça: Já tinha um valor acumulado de R$ 85 milhões. Segundo a Caixa foram feitas mais de 200 milhões de apostas, admitindo que todas as apostas tenham sido de R$ 2,00, foram arrecadados R$ 400 milhões. Desse valor, 46% é utilizado como prêmios, ou seja, algo como R$ 184 milhões. Desses R$ 184 milhões, 62% é destinado aos acertadores dos 6 numeros. Portanto R$ 114 milhões deveriam ser pagos só com o arrecado com as apostas. Somados aos R$ 85 milhões, deveria ser pago algo em torno de R$ 200 milhões de reais.... ou seja, tem R$ 56 milhões perdidos por aí.