Todos os anos, entre os meses de março e abril, milhões de brasileiros fazem suas declarações do imposto de renda. Dependendo dos seus ganhos e das suas despesas dedutíveis, você terá imposto a pagar ou restituir. A restituição se dá porque as empresas são obrigadas a recolher na fonte (ou seja, antes de te pagar) o valor devido ao imposto de renda.
Até alguns anos atrás, quem tinha que pagar mais imposto após a declaração, tinha a opção de parcelar em até 8 vezes desde que o valor da parcela não fosse inferior a R$ 50,00 e o proprio programa gerava o DARF das 8 parcelas para pagamento na rede bancária. Quando você opta pelo pagamento parcelado, o governo te cobra um juros de 1% ao mes e este calculo era feito pelo caixa do banco quando você ia pagar seu DARF do imposto de renda.
Atualmente muitas pessoas utilizam a internet para pagar contas e o que passou a acontecer: ao pagar através da internet, a maioria das pessoas não calculavam o 1% de juros e pagavam o valor do DARF. Pensando em resolver o problema, o sistema atual permite gerar apenas a primeira parcela do DARF e as demais devem ser geradas pelo site da Receita a cada mês. Com isso o sistema já calcula o juros e gera a DARF no valor correto.
Siga os passos abaixo e gere suas DARFs para pagamento do imposto de renda e fique em dia com o Leão:
1° Acesse o site da Receita Federal
2° Clique no botão "IRPF 2014" no canto superior direito:
3° Selecione a opção "Emissão de DARF"
4° Na próxima página, clique em "2) Programa para cálculo e emissão do DARF das cotas do IRPF"
Quando você clicar em Continuar, irá gerar um PDF na sua tela e ai é só clicar em imprimir e pagar o DARF no seu banco.
No mês seguinte é só repetir o procedimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário