Muitas empresas, sejam elas fabricantes de produtos, importadores, lojistas online ou não, e também prestadores de serviços, tem um único objetivo: ganhar dinheiro. E para isso, fabricam, vendem e oferecem serviços para as demais pessoas. O problema é que se o único objetivo destas empresas é ganhar dinheiro, elas estão pouco se lixando pro consumidor e as vezes oferecem produtos de baixa qualidade, produtos falsificados, ou então prestam um serviço ruim e também não cumprem com a legislação vigente em nosso país.
Nós como consumidores, quando somos lesados por estas empresas, na maioria das vezes acaba deixando pra lá e não faz mais negócios com estas empresas. Outros vão atras dos seus direitos através do PROCON, ou de maneira judicial e as vezes resolvem outras vezes não.
Sexta feira passada (27/06/2014) o governo brasileiro lançou um portal ainda em versão Beta, que tem por objetivo nos auxiliar nesta árdua tarefa de fazer valer nossos direitos como consumidores. Trata-se do site: www.consumidor.gov.br.
O Consumidor.gov.br é uma solução alternativa de
conflitos de consumo por meio da internet. O serviço já pode ser usado pelos
consumidores dos seguintes estados: Acre, Amazonas, Distrito Federal,
Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais,
Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Até 1º de setembro de
2014 estará disponível em todo o país.
Por se tratar de um serviço mantido pelo Estado, com ênfase na interatividade entre consumidores e fornecedores para redução de conflitos de consumo, a participação de empresas no Consumidor.gov.br, só é permitida àqueles que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo no qual se comprometem em conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados. O consumidor, por sua vez, deve se identificar adequadamente e comprometer-se a apresentar todos os dados e informações relativas à reclamação relatada.
Traduzindo em miúdos: você tem um problema com alguma empresa? Vai lá no site, se cadastra (coloque todas informações solicitadas e verdadeiras) e verifique se a empresa que você tem problemas, está cadastrada no serviço. Se estiver, faça sua reclamação formal, contando em detalhes o que aconteceu e qual é a sua expectativa para solução do problema.
Se for possível, informe todos os dados que você tiver a respeito do seu problema como nota fiscal do produto ou serviço adquirido, emails trocados com a empresa, números de protocolo que você tenha, entre outros.
A empresa tem 10 dias para analisar sua reclamação e entrar em contato com você para solucionar o problema.
Eu já utilizei este serviço e até agora estou satisfeitíssimo: No dia 29/06 eu fiz a reclamação de um produto que eu comprei no inicio do ano e tive um problema até então sem solução pelo fabricante. Para minha surpresa, hoje (01/07) apenas 2 dias após a reclamação ter sido feita, a empresa me contatou e garantiu a solução do meu problema. Não vou entrar em detalhes ainda, mas assim que resolver efetivamente, faço um novo post contando como foi a solução do problema e qual é a empresa.
#simpraodetudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário